“Salganhada e balbúrdia” será o novo lema nacional

Flag_of_Portugal.svg

As declarações do orientador da reforma do IRS poderão estar na origem do primeiro lema nacional oficialmente adotado em Portugal. Rui Morais, líder do grupo de trabalho responsável por tornar o IRS mais justo (pausa para risos engarrafados) considerou que a salvaguarda para impedir que o imposto aumente para cidadãos solteiros e para casais sem filhos será uma salganhada e motivará uma “balbúrdia total”.

Estas duas palavras do fiscalista soaram tão bem aos decisores que decidiram juntá-la num lema acrescentado às armas nacionais, um pouco à semelhança do que sucede no Brasil com “Ordem e Progresso” (mas optando-se deste lado do Atlântico por fundamentar a divisa na realidade).

O novo lema entra em vigor logo que se conclua o artifício legal que permitirá ao sobrinho de uma figura destacada do partido maioritário no governo receber uma avença milionária para efetuar a tradução para latim apesar de não dominar a língua, considerando-se que as línguas mortas oferecerão menos resistência e não precisarão de grande esforço para serem dominadas.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *