Afinal, diálogos de Sócrates foram escritos por Platão

David_-_The_Death_of_Socrates

O mundo da filosofia irrompeu em gritos de ultraje com a revelação de que os famosos diálogos de Sócrates não terão sido escritos pelo filósofo que lhes dá nome e sim por Platão, um seu discípulo. Os textos, considerados um dos alicerces da filosofia ocidental, foram apresentados por Sócrates como tese do seu mestrado em Dialética Internacional na Universidade de Corinto, depois de ultrapassada a polémica do exame de Persa Técnico efetuado a um domingo.

Esta é apenas mais uma entre as várias polémicas que têm rodeado a figura de Sócrates, atualmente preso nas masmorras de Atenas e acusado de receber grandes sacos de dracmas do seu amigo Críton, descrevendo-os como “simples manifestações de generosidade”.

O filósofo enclausurado continua a apontar o dedo a quem tece juízos de valor sobre o seu modo de vida, esperando que vivesse segundo moldes espartanos. Quanto aos espartanos propriamente ditos, mostraram-se profundamente agastados por serem envolvidos num assunto que não lhes diz respeito e prometeram uma resposta à altura logo que acabem de atirar ao mato os seus filhos acabados de desmamar.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *