10 factos sobre a Presidência da República que irão surpreendê-lo

1547fdb273e5c14ecc6175687237f768

1-As exigências determinadas pela Constituição para ocupar o cargo  são: idade superior a 35 anos, ser português de origem e conseguir amanhar bacalhaus com os olhos vendados.

Elmo the Billy Goat #2

2-Ao contrário do que se pensa, o primeiro Presidente da República não foi Manuel de Arriaga e sim Maurício Teles Escobar, deposto vinte e oito minutos depois de tomar posse, quando se confirmou que era um bode vestido com uma casaca. Os seus notáveis dotes de retórica e a carreira como engenheiro civil permanecem por explicar até hoje.

man holding question mark

3-Cândido Frutuoso foi o único Presidente da República a nunca ter existido.

Manuela+Eanes+Spanish+Royals+Visit+Portugal+0MaPsrXIEUNl

4-Existe no Palácio de Belém uma porta que abre para outra dimensão. Ninguém sabe ao certo onde fica, mas diz-se que os habitantes dessa realidade paralela continuam a venerar Manuela Eanes como entidade divina.

-

5-Sidónio Pais foi o único Presidente a ser assassinado durante o mandato. Jorge Sampaio também foi alvo de uma tentativa de assassinato, mas insistiu em fazer um discurso de duas horas sobre a importância da solidariedade quando o aspirante a assassino lhe perguntou quais eram as suas últimas palavras, vencendo-o pelo tédio e fazendo-o desistir da ideia.

publishable

6-Até à data, só dois Presidentes incorporaram o monóculo no seu visual: António de Spínola e Mário Soares. Com a peculiaridade de apenas o primeiro usar o seu num dos olhos.

news39

7-O bigode farfalhudo de Bernardino Machado era monárquico convicto, conspirando ativamente contra o seu portador. O seu contributo terá sido crucial para os golpes de estado que puseram fim aos dois mandatos deste Presidente duplamente infeliz.

Presidente_Antonio_Jose_de_Almeida_com_Banda_das_Tres_Ordens_0

8-António José de Almeida foi o único presidente da Primeira República a cumprir o mandato até ao fim. Além disso, conseguia arrotar “A Portuguesa” de um único fôlego até “egrégios avós”.

foto15

9-Durante os quinze anos que durou o seu mandato, Américo Tomás condecorou várias partes do seu corpo com graus elevados das ordens honoríficas nacionais. Todas essas condecorações corporais foram anuladas após o 25 de Abril com a exceção da Torre e Espada com que condecorou o rim direito por méritos militares ao serviço da Pátria.

Ulmus_americana_maybe_2011-5-11Elm2_008a_web_winterbauer

 10-Cavaco Silva não é o primeiro presidente feito de madeira. João Canto e Castro, presidente de 1918 a 1919 era um frondoso ulmeiro.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *