E-zine satírico sem corantes nem conservantes

Agendas Culturais

25 de Abril

Estreia do musical "Cravos há muitos, seu palerma" de Filipe LaFéria com Carlos Quintas como Marcelo Caetano e Alexandra como "liberdade." De notar que Salazar terá uma participação especial interpretado de forma conjunta por um coro de rapazinhos abichanados.

12 de Março

Dia da Independência da Ilha Maurícia. Como tem sido habitual nos últimos anos, a Associação de Amizade Portugal-Maurícia patrocina as jornadas de intercâmbio cultural entre os dois países, este ano com a participação de um maurício mundialmente famoso: Maurício de Sousa, criador da "Turma da Mónica." Espera-se que a afluência duplique as zero visitas de 2006.

11 de Fevereiro

Os portugueses são chamados às urnas para decidir se o aborto continuará a ser pecado ou se passará a ser "uma cena fixe." Qualquer que seja o resultado, o país será então dividido em duas entidades independentes: a República Abortista, Radical e Ganzada de Portugal e a República Portuguesa Clerical, Beata e Obscurantista.

17 de Janeiro

Lançamento do acontecimento editorial do ano: Pedro Paixão, Margarida Rebelo Pinto e Paulo Coelho unem esforços em "O Pior Livro Alguma Vez Escrito em Língua Portuguesa." Prefácio de Carolina Salgado. 227 páginas de papel macio ao toque salpicado de letras pretas. A não perder.

24 de Dezembro

O Pai Natal decide desfazer uma dúvida de séculos e permite que o vejam a fazer a ronda planetária de distribuição de presentes. No entanto, a alegria do momento é destruída quando entra numa auto-estrada portuguesa em contramão e provoca um monumental acidente que resulta em 8 mortes e dezenas de feridos.

11 de Novembro 06

Grandioso magusto canibal de Arcos de Valdevez. Traga o que (ou quem) quiser assar na churrasqueira industrial alugada pela colectividade e divirta-se em saudável convívio familiar. Água-pé à discrição. Entrada gratuita a quem doar um braço ou uma perna para espetadas à madeirense.

5 de Outubro 06

Descendentes dos golpistas republicanos responsáveis pela implantação da República em 1910 organizam um novo levantamento seguindo instruções dos seus antepassados, segundo as quais a República deveria ser desimplantada 96 anos depois se o país continuasse na "cepa torta." Restaurada a monarquia, a fadista Alexandra sobe ao trono. Ninguém percebe porquê.

Setembro 06

11 de Setembro

Realiza-se no salão nobre da Pensão-Residencial Flaviense um colóquio organizado pela Associação Portuguesa de Entomologia Conspiracionista subordinado ao tema: "A queda do World Trade Center: Ataque terrorista ou infestação de térmitas?" Porque a verdade tem de ser reposta.

Julho 06

22 de Julho

A Associação "Jovens Sem Drogas" promove em Penafiel a sua primeira Feira do Livro, com o objectivo de atrair os jovens para o saudável "vício" da leitura. Disponíveis volumes de vários géneros e para todas as bolsas mas com especial destaque para aqueles cujas páginas arrancadas darão excelentes mortalhas.

Junho 06

10 de Junho

Integrada na celebração do Dia de Camões, o Núcleo Poético do Sindicato de Estivadores do Sul e Ilhas (NP-SESI) leva a cabo o 13º sarau de quadras badalhocas com rima em “ões” em homenagem ao poeta.

17 de Junho

A embaixada da República Islâmica do Irão em Lisboa abre as portas a todos os que quiserem assistir à transmissão em directo do jogo Portugal-Irão. Segue-se convívio que promete ser animado. (Análise ao sangue obrigatória à entrada para detectar vestígios de álcool e carne de porco. Mulheres obrigadas a cobrir todo o corpo e a usar um lenço na cabeça. No intervalo do jogo, palestra obrigatória subordinada ao tema: “O Grande Satã Americano e a sua Culpa em Todos os Males do Mundo).

Maio 06

9 de Maio

A vila ribatejana de Almeirim tenta bater o recorde do Guinness, organizando a maior largada de touros alguma vez vista. Espera-se que corra melhor do que a tentativa anterior no Cartaxo, em que o número de touros libertados pelas ruas foi de tal ordem que acabaram por tomar conta da cidade e expulsar os humanos para a lezíria circundante.

30 de Maio

Início da visita oficial a Portugal do primeiro-ministro do Belize, Said Musa. Na agenda está o estreitamento dos laços económicos e culturais entre os dois países e encontros oficiais com pessoas ao acaso na rua. No último dia da visita serão assinados vários protocolos com toda a gente que trouxer caneta no bolso.

Abril 06

16 de Abril

Fim da Quaresma católica com o Domingo de Páscoa e início da Tuaresma, período de jejum e reflexão celebrado pelos devotos da Igreja Taumatúrgica da Abissínia. A Tuaresma é marcada pela abstinência de carne de bisonte americano e pela obrigatoriedade de começar cada dia assobiando a Marselhesa, terminando no Domingo de Fáscoa. A Santa Sé pondera processar os taumatúrgicos abissínios por plágio e estupidez exacerbada.

29 de Abril

Margarida Rebelo Pinto fará uma leitura pública do seu próximo romance que promete contrariar todas as críticas de que tem sido alvo. O conteúdo deste não será comparável ao dos anteriores pois será escrito inteiramente numa língua fictícia que só a autora conhece. Está já assegurada a venda de 80 mil exemplares.

Março 06

10 de Março

Abre ao público a 4ª Feira Medieval de Alcanena, promovida pela associação de comerciantes local. Infelizmente, devido à crise que aflige o negócio e tem feito baixar os lucros de forma dramática, os figurantes virão vestidos de casa. Pede-se a compreensão do público sobretudo no dia do torneio medieval com cavaleiros em bicileta armados com bisnagas de longo alcance.

21 de Março

O núcleo maníaco-sexual da Sociedade Recreativa Cultural "O Presunto" de Massarelos dá as boas-vindas à Primavera com a tradicional orgia dançante. Recorde-se ainda que a popular colectividade organizará ainda orgias para celebrar a Páscoa, a Sexta-feira Santa e o 25 de Abril, para além da já tradicional orgia das Quartas-feiras.

Fevereiro 06

14 de Fevereiro

Dia de São Valentim ou "dos Namorados." Com o patrocínio da Associação Portuguesa de Fabricantes de Peluches (APFP), realiza-se mais um simpático e romântico Festival Internacional da Violência Conjugal nas categorias de Ele contra Ela, Ela contra Ele, Todos contra Todos ou, pela primeira vez, Ele contra Ele, Ela contra Ela e Ele contra o Piruças. Os primeiros classificados serão premiados com um formidável fim-de-semana na República Dominicana.

28 de Fevereiro

É Carnaval e ninguém leva a mal. Para provar isso mesmo, um grupo de foliões levará a cabo a instauração em Portugal de uma ditadura de inspiração fascista, pedófila, estalinista e canibal, cuja primeira medida será o extermínio sistemático de todas as pessoas que tenham a letra P no nome. Na Quarta-feira de Cinzas, volta tudo ao normal.

Janeiro 06

13 de Janeiro

O conceituado inventor Jerónimo Escarafuncha apresenta nesta data a sua mais recente invenção. Trata-se de uma telefonia dotada de imagem a que chamou "Radiovisão." Por enquanto, apenas existe um protótipo mas espera-se que seja comercializado em breve e que seja um sucesso. A apresentação do "pau de escrever", outra invenção que promete revolucionar o mundo da escrita com uma vareta de grafite dentro de uma armação de madeira, ficará para o próximo mês.

26 de Janeiro

Sá Leão revela estar farto do cinema pornográfico e dá início à rodagem do seu primeiro filme convencional: "Santo António de Lisboa", baseado na vida do mais popular santo português. Ao terceiro dia de filmagens, arrepende-se e reescreve o guião. Os trabalhos recomeçam logo a seguir com a cena em que Santo António e São Francisco de Assis invadem um convento para testar a fé das noviças.

Dezembro 05

8 de Dezembro

Como acontece todos os anos, a Associação Patriótica 8 de Dezembro de Aveiro celebra neste dia a outra restauração da independência na data escolhida por um grupo de 14 aristocratas (os 14 conjurados) para pegar em armas e depor Filipe III (IV de Espanha), devolvendo o trono a um monarca português. A associação considera que o facto de outro grupo de conjurados ter tido a mesma ideia, pondo-a em prática um pouco antes não retira o mérito à iniciativa.

31 de Dezembro

Dar-se-á neste dia o afamado apocalipse pelo qual a humanidade espera há vários séculos e que acabará com a vida na Terra. O evento já esteve marcado para outras datas no passado mas houve sempre alguém que descobriu e deu com a língua nos dentes, arruinando o necesário efeito surpresa. Os conselhos para o fim do mundo são simples: Não entrar em pânico, Não guardar nada para o dia de amanhã e ingerir muitos líquidos.

Novembro 05

16 de Novembro

Festas populares de Penhas de Chavascoso em honra de São Asdrúbal, padroeiro da terra e dos fabricantes de tamancos de madeira. A pitoresca aldeia minhota enfeita-se para receber as centenas de visitantes que, todos os anos, ali acorrem para assistir ao ponto alto das celebrações: a célebre corrida de carroças puxadas por aleijadinhos. Como habitual, o dono da parelha de aleijados mais atlética será premiado com uma noite louca no leito da irmã cega do pároco.

25 de Novembro

Celebra-se neste dia mais um aniversário da independência da República do Suriname. Como é habitual, a representação diplomática daquele país sul-americano (sita na pastelaria Belo Horizonte à Avenida de Roma) franqueia as portas ao público para um colóquio sobre as relações bilaterais luso-surinamianas e perspectivas de futuro no negócio de exportação de caca de tapir. O colóquio terá lugar na mesa lá do fundo (ao lado da retrete) se a casa não encher.

Outubro 05

14 de Outubro

Eleutério Santos, conhecido entre os seus amigos como "o terrorista cagarolas" voltará a tentar, mais uma vez, fazer-se explodir à porta do Palácio de São bento. Como todos os anos, vestirá o colete explosivo que passou o ano a preparar e sairá de casa decidido a chamar a atenção de maneira violenta para a situação precária em que vivem muitos barbeiros profissionais ameaçados pela praga da calvície. Como também acontece todos os anos, mudará de ideias à última hora ao lembrar-se de que o capítulo do dia da telenovela promete emoção a rodos.

22 de Outubro

A Fundação de Serralves abre as portas da "II Exposição Anual de Coisas que Achámos em Caixotes na Arrecadação e que Como Não Sabemos O que São, Vamos Fazer de Conta que São Arte Vanguardista." Merecem destaque as peças "Coisa Azulada com Rosca," "Conjunto de Objectos de Plástico Transparente com Um Furo no Meio" ou a surpreendente "Rodela de Cortiça com a Letra F Gravada a Esferográfica Preta." Todas de autor desconhecido.

Setembro 05

11 de Setembro

A Sociedade Recreativa Democrática "Toma Lá" de Alfornelos estreia a sua dramatização dos trágicos eventos que vitimaram Nova Iorque em 2001, um espectáculo a cargo do grupo de teatro amador da colectividade que se promete polémico pela conjugação de elementos documentais com números de sexo ao vivo e malabarismo com cães em chamas.

27 de Setembro

Lançamento do último trabalho discográfico de António Calvário (o último por ordem cronológica; infelizmente não quer dizer que não possa lançar mais) intitulado "Em pratos limpos." Uma compilação de temas arrojados em que o cantor promete esclarecer dúvidas antigas. Destaque para os temas "Isto não é uma peruca," "Não gosto de rapazinhos" ou o remix "Oração-Nunca me apanharam na cama com o Salazar, yo!"

www.inepcia.com