Inépcia: s.f. (do latim "ineptia") 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Barcelona equipado pela Adibas

O FC Barcelona, um dos maiores clubes espanhóis e do mundo, assinou contrato com a marca Adibas que assim sucede à Nike, até agora a empresa fornecedora dos equipamentos do departamento de futebol profissional da equipa catalã. A direcção do clube não comenta a troca mas diz-se que estará relacionada com a contratação do jogador português de etnia cigana Ricardo Quaresma.

Não existe qualquer informação sobre a Adibas. Apenas se sabe que possuem um logotipo muito parecido com o da marca Adidas e que o próprio nome parece ser uma corruptela do nome desta marca. Os equipamentos da Adibas que os jogadores e técnicos do Barcelona têm usado parecem algo toscos e têm-se observado casos em que camisolas ou calções se desfazem quando os jogadores aumentam a sua velocidade.

A Inépcia apurou que a Adibas pertence a um tio de Ricardo Quaresma e que a assinatura de um contrato com a marca foi exigência do próprio jogador para assinar contrato com o Barça. Paco Quaresma, tio de Ricardo e director da Adibas recusou-se a prestar declarações, adiantando apenas que “não fui eu que estou inocente como uma criança recém-nascida. A polícia enganou-se de certezinha absoluta. Juro pela alminha da minha mãe que ainda não morreu mas está entrevada há mais de vinte anos e já não há-de durar muito tempo.”

Para além deste insólito contrato com a Adibas, a contratação de Ricardo Quaresma teve outras repercussões no Barcelona. O treinador holandês Frank Rijkaard foi convidado para padrinho de casamento da filha de um primo em segundo-grau de Quaresma e, depois de aceitar, foi informado de que o casamento decorreria em sua casa e com todas as despesas pagas por si. Rijkaard foi ainda persuadido a garantir a titularidade absoluta de Quaresma em todos os jogos realizados pelo Barcelona nas várias competições em que participa sob pena de “lhe nascer uma verruga no olho, de lhe caírem os dentes todos e de ganhar sarna.” Outro aspecto curioso foi o desaparecimento do jovem Jordi Muñoz, considerado o principal concorrente de Quaresma à titularidade. Muñoz foi visto pela última vez a ser enfiado dentro de um poço por um grupo de indivíduos barbudos vestidos de preto, desconhecendo-se o seu paradeiro actual. Para além de tudo isto, o Camp Nou, estádio do clube, passará a ser palco de uma monumental feira de vestuário na primeira quinta-feira de cada mês.

A Adidas já terá dado instruções aos seus advogados para averiguar a legalidade da semelhança do nome e logotipo da Adibas mas a direcção da Adibas mostra-se preparada para o pior. De acordo com um fax enviado por Ramón “O Coxo” Quaresma, responsável pelas relações-públicas e casamentos combinados da empresa, “não rejeitamos a possibilidade de mudar de nome num futuro próximo.” A Inépcia sabe que, entre as novas designações possíveis estão “Retrook,” “Niki” e “Diagora.”

Recuar