Inépcia: s.f. (do latim "ineptia) 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Camacho Costa pode ocupar lugar de Camões no Mosteiro dos Jerónimos

O actor Camacho Costa, recentemente falecido, poderá ser sepultado no Mosteiro dos Jerónimos no espaço actualmente ocupado pelo túmulo do poeta Luís de Camões. O IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico) anunciou assim a sua disposição de seguir a sugestão de um grupo de amigos e colegas daquele a quem já chamaram "um dos maiores actores portugueses a fazer de donos de mercearia que vendem produtos importados directamente da Tailândia de todos os tempos".

Recorde-se que o actor que os portugueses se habituaram a ver em programas tão marcantes e variados como "Malucos do Riso", "Não há pai" ou "Malucos do Riso" tornou público o facto de lhe ter sido diagnosticado um cancro, tornando-se nesse preciso momento e por uma incrível coincidência temporal um dos nomes mais marcantes do teatro, da televisão e da proeminência de queixo.

Noémia Costa, amiga de Camacho Costa, que se tornou amada do grande público ao interpretar a ternurenta dona de papelaria Chica numa telenovela qualquer igual às outras todas e exibida pela TVI, considera que a substituição de Camões por Camacho não é um exagero e será uma maneira adequada de o país mostrar o seu reconhecimento a alguém que mudou a face dos "Malucos do Riso" para sempre. "Afinal esse tal Camões só fez uns poemas e uma peça de teatro ou outra. Nunca ninguém lhe conheceu um único trocadilho em rima que fosse nem consta que soubesse imitar ciganos e alentejanos," considera enfiando o indicador pela narina direita acima tentando em vão achar quaisquer vestígios de massa encefálica.


Com a tomada de consciência do exagero da atenção dada a Camões durante todos estes anos, outras medidas foram já anunciadas para repor a verdade e substituir um impostor por um ícone cultural real com verdadeira relevância histórica. Ao que a Inépcia apurou, o ministério da Educação está a preparar a substituição das referências a Camões e à sua obra nos programas escolares por uma mais apropriada abordagem transversal da vida e obra do grande Camacho Costa. Posteriormente, o estudo de Camacho Costa poderá ser aprofundado nos cursos superiores que serão criados precisamente para esse efeito tais como o curso de Ciências do Comportamento Cigano em Tribunal (variante Lello Arrependido) da Faculdade de Direito de Lisboa, a História do Comércio Externo da Tailândia da Faculdade de Economia do Porto, o curso de Estudos Alentejanos à Sombra do Chaparro (variante Então Compadre) da Universidade dos Açores ou o curso de mestrado em Análise Comparativa de Como Um País Pobre e Mesquinho Se Deixa Levar Tão Facilmente Pela Tentativa de Transformar A Mediocridade Em Génio do Instituto Politécnico de Beja que será rebaptizado "Universidade Camacho Costa".
Para melhor divulgar a vida e obra deste homem que todos nos habituámos a amar, será criada a Fundação Servir Bem e Bem Servir Dá Saúde e Faz Sorrir instalada num edifício da futura Praça Camacho Costa (ex-Marquês de Pombal) em Lisboa que verá o monumento ao marquês ser substituído em breve por uma magnífica escultura do actor no alto de uma coluna acompanhado por um pavão de charuto no bico que representará o que de mais nobre tinha o seu carácter.


Recuar