Inépcia: s.f. (do latim "ineptia") 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Sousa Franco e João de Deus Pinheiro têm aulas de carisma

Os cabeças de lista do PS e da coligação PSD-CDS às eleições europeia, António Sousa Franco e João de Deus Pinheiro, estão a ter aulas de carisma com o objectivo de os tornar mais apelativos para o eleitor comum. Ao que a Inépcia apurou, as aulas estarão a ser ministradas por Jaroslav Kredlecek, um estudioso das ciências comportamentais checo que se instalou no nosso país há já vários anos, tendo desenvolvido um trabalho valioso de ajuda às pessoas que têm o infortúnio de nascer desprovidas de qualquer traço de carisma. Um dos maiores sucessos do professor Jaroslav, como gosta de ser chamado, foi a apresentadora de televisão Merche Romero que, após apenas cinco meses de um curso intensivo, conseguiu deixar de ser uma sonsa sem graça para passar a ser uma sonsa sem graça que consegue ler o teleponto.

“Quando falamos de carisma, estamos a falar de um conjunto de particularidades que permitem ao indivíduo cativar o outro, manter um discurso coerente e interessante, ou seja, tudo qualidades essenciais aos políticos modernos,” explica Jaroslav. São estes os princípios-base em que assenta o seu método, o método Kredlecek, desenvolvido na década de 60, quando o professor trabalhava como imitação eslava de Carmen Miranda num bar de Praga que tinha espectáculos de transformismo em dias pares e leituras de Lenine, Marx e Engels em dias ímpares.

Para levar a cabo o trabalho desenvolvido com Sousa Franco e Deus Pinheiro, foi necessário construir uma escala de carisma para averiguar em que nível se encontravam, recorrendo-se a figuras da vida política nacional como elementos comparativos. Assim, no fundo da escala de personalidade, colocou-se o presidente do parlamento, Mota Amaral, e no topo o major Valentim Loureiro, coleccionador de cargos e prova viva de que o excesso de carisma também pode ser negativo. Após estudos intensivos, o professor chegou à conclusão de que os dois candidatos têm níveis de carisma idênticos, situando-se mais ou menos a meio caminho entre Maria de Belém Roseira e Luís Nobre Guedes.

A partir daqui, tanto o ex-ministro das Finanças de António Guterres como o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Cavaco Silva, começaram a ser sujeitos a uma série de exercícios pedagógicos de eficácia cientificamente comprovada com o objectivo de melhorar as suas prestações a este nível. As direcções dos partidos a que pertencem não viram qualquer entrave ao facto de ambos os candidatos terem aulas juntos por considerarem que “tá bem.”

Entre os exercícios de maior interesse mediático, podemos destacar uma série de visionamentos de obras-primas da comédia mundial com o objectivo de permitir aos candidatos desenvolver um sentido de humor básico ou algo que se lhe assemelhe, o que é sempre útil para fazer trocadilhos jocosos dirigidos à oposição nos directos para noticiários televisivos; ou o estudo intensivo da milenar arte do sorriso para as câmaras, sempre tão importante nas campanhas eleitorais e que já custou uma carreira política a Marcelo Rebelo de Sousa e aos seus sorrisos de tarado sexual que, de repente, dá consigo a trabalhar numa sex-shop.

O módulo de História e Teoria do Beijo a Peixeiras será ministrado posteriormente pelo ministro Paulo Portas, dispensado pelo Governo para ajudar na formação de ambos os candidatos numa área que domina na perfeição.
Outra das candidatas às eleições para o parlamento europeu, Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU, poderá ser a próxima aluna do professor Jaroslav mas só depois de concluir o curso de alfabetização para adultos que frequenta actualmente numa escola privada em Bruxelas. Ilda Figueiredo mostra-se pronta para o combate político e garante que está sempre disposta a aprender. “Um dos meus projectos pessoais é descobrir o que quer dizer CDU até ao fim do meu mandato como eurodeputada,” adianta.

Recuar