Inépcia: s.f. (do latim "ineptia") 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Fátima Felgueiras desfila no Carnaval do Rio

A presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Fátima Felgueiras, será uma das figuras principais do próximo Carnaval do Rio de Janeiro, a maior celebração carnavalesca do mundo que, todos os anos, envolve milhares de pessoas e desfiles sumptuosos.

A autarca, que fugiu para o Brasil para evitar ser presa preventivamente por acusações relacionadas com corrupção, recebeu com bons olhos o convite que lhe foi feito e considera que “será uma boa oportunidade para esquecer por alguns momentos o stress inerente à vida de uma exilada política e divertir-me.”

O convite partiu da escola de samba Unidos de Maraçuricaba, uma escola de samba obscura e que participa num desfile secundário que os especialistas brasileiros qualificam como “a terceira divisão do Carnaval.” Ao contrário do desfile principal que envolve escolas conceituadas como a Mangueira ou a Beija-Flor e que tem lugar no monumental sambódromo construído propositadamente para receber o espectáculo, este desfile secundário tem lugar numa estrutura alternativa construída inteiramente em madeira na encosta de uma das muitas colinas que rodeia o Rio e que os participantes apelidaram carinhosamente de “sambário.”

Reginilsson Souza, presidente da Unidos de Maraçuricaba justifica a escolha de Fátima Felgueiras com o facto de ser “uma personalidade de grande importância do nosso país irmão que temos a honra de hospedar no nosso país. E, para além disso, nos últimos sete anos, convidámos sempre o Roberto Leal e já ninguém tem paciência para ele.”

A autarca foragida não desiste de afirmar a sua inocência e de se declarar vítima de um sistema judicial corrupto ao mesmo tempo que vai disparando críticas na direcção dos dirigentes do PS que se prontificaram a retirar-lhe o apoio quando se tornou impossível ignorar as provas contra si, motivos que a levaram a sugerir o tema para o desfile da escola de samba que aceitou apadrinhar. “Tive a ideia enquanto discutia com o advogado a venda da minha história à Globo para fazerem uma telenovela,” explica. Assim, o desfile da Unidos de Maraçuricaba do próximo ano será subordinado ao tema “Não é corrupção. É dedicação!” e o entusiasmo dos responsáveis pela escola de samba é difícil de esconder. “É um tema óptimo... principalmente porque o cara que costuma bolar os temas mudou de sexo e agora trabalha como corista num casino ilegal no Paraguai e não temos tempo para arranjar nada melhor.”

Para além de Fátima Felgueiras, a escola convidou também o antigo presidente chileno, Augusto Pinochet, para apadrinhar o desfile, uma figura que a portuguesa confessa admirar há muito. “O general Augusto é um grande homem e compreende bem o significado do sacrifício em nome do povo. Dou-me muito bem com ele e acho que o sentimento é mútuo, apesar de ele já me ter confessado que nunca gostou muito de socialistas,” explica.

Para além de apadrinhar o desfile, Fátima Felgueiras participará activamente na concepção dos figurinos e dos carros alegóricos, tendo já sugerido que o carro principal represente Francisco Assis em pose de leitão assado com uma maçã na boca e fumo a sair pelas orelhas.

Recuar