Inépcia: s.f. (do latim "ineptia") 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Comerciante chinês descobre forma de manter loja aberta 9 dias por semana

Wang Li, comerciante chinês e proprietário de um bazar económico na Cruz de Pau, entrou para a história ao descobrir recentemente um método que lhe permitirá manter o estabelecimento aberto durante nove dias por semana, rentabilizando ao máximo o negócio.

Os comerciantes chineses tornaram-se conhecidos pela dedicação quase fanática ao ofício que os leva a estenderem os horários de funcionamento a horas e dias em que os comerciantes nacionais fecham as portas e aproveitam para descansar. Com a descoberta de Wang, os homens de negócios chineses poderão maximizar ainda mais os seus lucros pois os comerciantes portugueses da concorrência apenas podem manter a loja aberta sete dias por semana por mais que se esforcem.

No entanto, a descoberta não deixa de causar algum espanto visto que, de acordo com o calendário em vigor no nosso país, a semana só tem sete dias e muita gente não compreende como será possível alguém contornar esse facto e adoptar, ainda que para uso pessoal, uma semana com nove dias.

O homem por trás da polémica descoberta mostra-se algo arisco e pouco inclinado a partilhar os seus segredos com o público talvez por receio da concorrência. Contactado pela Inépcia atrás do balcão do seu bazar enquanto colocava preços num carregamento de bonecos articulados parecidos de forma suspeita com o Homem-Aranha mas pintados de amarelo e azul e com o nome “Supidey-Men” na embalagem, Wang Li tentou vender-nos um isqueiro em forma de buda em que a chama saía pela careca ao carregar-se num botão no ventre volumoso da figura ao som de uma versão electrónica do êxito “Living Doll” de Cliff Richard, argumentando ser “muito bom” e só custar “dois eulo.” Quando finalmente, conseguimos convencê-lo de que não éramos clientes e apenas queríamos uma entrevista, acedeu a responder a algumas perguntas se prometêssemos ser breves.

Questionado sobre o tipo de cálculos complicadíssimos que deve ter feito para conseguir uma semana com dois dias a mais e que tipo de calendários alternativos usou na sua pesquisa, Wang Li disse que “Entlevista? Dez eulo” e acrescentando que “Muito balato. Santinho com luz e música também muito balato. Leva. Só oito eulo.”

Seguiu-se uma longa troca de ideias em que tentámos explicar o que entendíamos por “entrevista” enquanto Wang, agora com o auxílio da mulher Wang Fae e dos três filho, Wu, Shen e Zao, dava o seu melhor para nos convencer dos motivos pelos quais cada casa deverá estar equipada com uma reprodução da “Última Ceia” de Leonardo da Vinci a 3 dimensões, com luzes psicadélicas e com criaturas que se assemelham vagamente às tartarugas ninja sentadas entre os apóstolos.
Quando se tornou notório que a entrevista não seria possível, acabámos por desistir e sair da loja sem as respostas que procurávamos mas com uma fabulosa centrifugadora musical a pilhas (não incluídas) que também funciona como cabide e desentupidor de sanitas.

Recuar