Inépcia: s.f. (do latim "ineptia) 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

 Euro 2004 promovido com mulheres nuas

Depois da polémica provocada pela utilização de uma fotografia do treinador espanhol do Benfica, José Antonio Camacho, na capa de uma brochura informativa sobre o Euro 2004 destinada ao público alemão, a Sociedade Euro 2004, empresa criada para gerir a competição em todos os seus aspectos, as imagens escolhidas para ilustrar o material publicitário voltam a dar que falar.

A escolha de imagens de jovens despidas para ilustrar panfletos sobre o Euro provocou um coro de críticas vindas de vários sectores da sociedade civil portuguesa.

"É mais um exemplo flagrante de que os portugueses adoram criar polémicas em torno de questões perfeitamente acessórias," considerou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madail, assegurando ainda que as jovens escolhidas são todas de nacionalidade portuguesa.
Para Maria Barroso, esposa do ex-presidente Mário Soares, e defensora fervorosa do retorno de uma consciência moral à sociedade moderna, a questão, desta vez, não está na nacionalidade das pessoas escolhidas mas sim no facto de se apresentarem sem qualquer tipo de vestuário e em posições escabrosas. "Não percebo qual é a relevância de usar imagens de mulheres nuas para promover um campeonato de futebol," confessa a antiga primeira-dama.

Em resposta a estes comentários, Gilberto Madail refere que foi feito um estudo por uma empresa competente que concluiu que o corpo feminino nu é a imagem que terá mais probabilidades de chamar a atenção de um adepto de futebol a seguir, obviamente, à imagem de homens de calções a disputar uma bola de cabedal.
No entanto, nem todas as críticas provêm dos sectores mais púdico-religiosos-"ai Jesus que parece mal" da sociedade. Também há quem acuse a Sociedade Euro 2004 de falta de escrúpulos ao colocar imagens de mulheres nuas em brochuras destinadas a distribuição nos estabelecimentos de ensino.

Margarida Pinto Correia, uma das mais conceituadas esposas de Luís Represas da nossa praça, considera que "esta campanha vai deixar marcas difíceis de apagar nos jovens do sexo masculino que estarão mais interessados em ler clássicos como Júlio Verne, Alexandre Dumas ou a minha irmã Clara do que em apreciar a nudez feminina. Mas serão as raparigas as principais prejudicadas visto que lhes são impostos padrões de beleza inatingíveis e, simultaneamente, apresenta-se a imagem da mulher como um mero bem de consumo." Quanto a esta questão, Gilberto Madail faz um "mea culpa" e anuncia que estará para breve a edição de novas brochuras desta vez ilustradas com imagens de homens nus.


Recuar