Inépcia: s.f. (do latim "ineptia") 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Igreja prepara canonização de pastorinhos da Igreja Universal

A Congregação para a Causa dos Santos, organismo do Vaticano que decide as novas canonizações e beatificações, cometeu um erro irreparável que resultará na canonização em breve de dois pastores da Igreja Universal do Reino Deus recentemente falecidos.

Trata-se do pastor Wanderley e do pastor Márcio Cláudio, detidos no Brasil por vários crimes de extorsão de dinheiro aos fiéis, tráfico de droga, proxenetismo e aliciamento de menores, assassinados por um grupo de detidos ainda por identificar. As autoridades brasileiras acreditam ter-se tratado de um ajuste de contas motivado por dívidas contraídas no salão de bingo clandestino da prisão.

D. José Saraiva Martins, o cardeal prefeito da congregação, explicou que a intenção inicial era dar andamento ao processo de canonização dos pastorinhos videntes de Fátima, Francisco e Jacinta, mas, apesar do erro, “não há motivo para preocupações. O que interessa é que a Igreja fica mais rica com estes dois santos que deram a vida por Cristo e pelos jogos de azar com que a Igreja também tem uma relação especial.”

O erro terá sido da responsabilidade de um dos funcionários da Congregação, o octogenário arcebispo francês, Dominique Calgon, que terá confundido o processo dos videntes de Fátima com o dos dois pastores brasileiros que alguém enviou ao Vaticano como brincadeira de mau gosto, sendo impossível corrigi-lo, visto que, como se sabe, as acções da Santa Sé são caracterizadas pela irreversibilidade. Qualquer tentativa de correcção significaria uma admissão de erro e tal iria contra o princípio da infalibilidade dogmática. Para evitar que situações como esta se voltem a repetir no futuro, os serviços da Santa Sé estão já a estudar a possibilidade de reduzir a média etária dos seus funcionários que actualmente ronda os 75 anos.

O facto de os dois futuros santos não terem sido católicos em vida e terem tido cadastro criminal não será entrave para a sua adoração pelos fiéis, de acordo com o cardeal. “Não é inédito,” explica, “Nenhum dos apóstolos e dos santos dos primeiros tempos era católico, visto que a Igreja só foi fundada quando Pedro foi para Roma, e quanto ao cadastro, são inúmeras as figuras de culto que estiveram presas ou foram executadas pelos seus crimes como, por exemplo, o próprio Senhor.”

São Wanderley de Itarabiraguara, nome da cidade onde nasceu para distinguir de São Wanderley de Fortaleza, padroeiro das duplas sertanejas, dentistas e alternadeiras, e São Márcio Cláudio passarão a ser venerados no dia 14 de Maio por católicos de todo o mundo.

Recuar