Inépcia: s.f. (do latim "ineptia") 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Mascote do Euro 2004 inspirada em criança mutante

O simpático Kinas, mascote do Euro 2004, que já conquistou um lugar especial no coração dos portugueses desde que foi apresentado ao público, foi inspirado numa criança que sofreu mutações terríveis e ficou deformada para a vida inteira.
A criança, de nome Joaquim Cláudio Carrapeta, é natural de uma aldeia do distrito de Santarém e tem quinze anos.

A sua deformidade impede que vá à escola por medo da reacção das outras crianças e Joaquim, ou Quim como é chamado, passa os dias em casa em frente à televisão. Os poucos momentos ao ar livre são passados no quintal da modesta residência familiar onde foi descoberto por um amigo próximo de Gilberto Madail, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
“Fui avisado por um amigo da existência desta criança e achei de imediato que tínhamos encontrado a mascote ideal para o Euro 2004,” explica o presidente da FPF.

A partir deste primeiro contacto, Quim foi visitado por especialistas em marketing e por desenhadores profissionais que passaram vários dias a fazer esboços do rapaz, esboços esses que seriam posteriormente usados como base para o Kinas.
Entre Kinas e Quim são visíveis algumas semelhanças indesmentíveis. Devido à sua doença, Quim possui uma pele de tez amarelada com marcas na cara, braços e pernas. Para além disso, o seu corpo foi-se deformando com os anos e tornou-se anguloso. As mãos perderam um dos dedos e os quatro restantes alongaram-se conferindo-lhes um aspecto perturbador.

Os médicos não conseguem explicar as mutações sofridas por Quim mas suspeita-se de que estarão relacionadas com a profissão dos pais. Almeno e Dora Carrapeta são avicultores e, desde há muito tempo, devido às suas escassas posses só se alimentam dos frangos que criam nos seus aviários, algo que já sucedia antes do nascimento de Quim. Quim tem um irmão mais velho que, apesar de apresentar deformações ainda maiores, conseguiu alcançar um breve estrelato artístico, tornando-se conhecido do público como o cantor infantil Saúl Ricardo e popularizando o tema “O Bacalhau Quer Alho.”

A FPF e a Sociedade Euro 2004 assinaram um acordo com a família de Quim com vista à divulgação da figura inspirada no seu filho em todo o mundo. Como contrapartida, a família receberá vinte equipamentos completos da selecção nacional e um carregamento de 50 bolas oficiais do torneio que, seguramente, muita falta lhes têm feito.

Recuar