Inépcia: s.f. (do latim "ineptia") 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Igreja condena "Paixão de Cristo" de Sá Leão

A hierarquia da Igreja Católica portuguesa condena veementemente a adaptação cinematográfica das últimas horas da vida de Cristo que o conceituado realizador de filmes pornográficos, Sá Leão, está a preparar. Na opinião do cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, “está-se a levar longe demais esta tentativa de humanizar a vida de Nosso Senhor,” acrescentando que “em nenhum dos evangelhos, se diz que Jesus tivesse vida sexual, muito menos que gostasse de estimular oralmente as partes pudendas de mulheres pecadoras.”

Opinião contrária tem, obviamente, o realizador. “Epá, isto é como a cena que o Mel Gibson fez, ‘tão a ver? Só que em vez de mostrar o sofrimento do Tipo, quero mostrar que ser o Messias não é só uma responsalidade do caneco mas também uma maneira bestial de engatar gajas,” explica, “Afinal qual é a rapariga que resiste a um tipo que é filho de Deus e, ainda por cima, consegue transformar água em vinho. E já para não dizer que o Gajo consegue fazer levantar um morto.”

Sá Leão não esconde que teve a ideia depois de ver o filme de Mel Gibson e mostra-se ambicioso. “Espero conseguir com este filme coisas que não consegui com os anteriores. Quer dizer, para além de provocar tusa nos espectadores, quero que reflictam sobre fundamentos do cristianismo tal como hoje o conhecemos, mesmo que não façam as duas coisas ao mesmo tempo,” explica.

Um dos elementos que mais incomoda a Igreja é a intenção de Sá Leão de substituir os apóstolos por apóstolas e de transformar a última ceia numa orgia, fazendo de Maria Madalena, a meretriz de serviço dos filmes bíblicos, uma alma inocente e casta. A cena da “flagelação” de Cristo também promete ser particularmente quente.

Quanto ao elenco, o realizador escolheu um amigo de infância que alia a barba e o cabelo compridos a outros atributos físicos de igual envergadura para o papel principal e uma selecção de actrizes talentosas e bem dotadas em termos peitorais para interpretar as apóstolas. Merece destaque Vanda, que dará corpo (e que corpo) à apóstola Joana, e que, com a iluminação adequada e vista de um certo ângulo quase parece Nicole Kidman.

A conferência episcopal, organismo que reúne todos os bispos do país, reunirá de emergência para analisar os métodos disponíveis para impedir que o filme seja distribuído no circuito comercial, não se colocando de parte a possibilidade de se juntarem todos e fazerem uma espera à porta de casa do realizador para lhe dar uma valente sova.

As gravações da “Paixão” de Sá Leão terão início no próximo dia 27 e espera-se que estejam concluídas duas horas e meias depois. Por enquanto, aguarda-se que um carpinteiro amigo do realizador acabe uma cama em forma de cruz essencial para a cena climática.

Recuar