Inépcia: s.f. (do latim "ineptia") 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Dom Duarte recusa-se a levar rissóis para casamento real espanhol

A casa real portuguesa está envolvida numa polémica motivada pelo convite de Dom Duarte Pio e família para o casamento do herdeiro do trono espanhol . O motivo do ultraje prende-se com a inclusão no convite de um post scriptum com a indicação “É favor levar rissóis de carne e peixe para 900 convidados. De camarão não.”

Para Albano João Francisco Fernando José António, conde da Rechaldeira e porta-voz da casa de Bragança, “é uma falta de respeito não apenas para com o duque mas para com todos os homenzinhos estranhos de voz nasalada e bigode duvidoso e o país em geral.” Para os monárquicos este pedido invulgar só pode ser uma brincadeira maldosa de alguém ligado ao protocolo da família real espanhola e que tem a ideia errónea e estereotipada de que os portugueses têm algum talento inato para lidar com fritos.

Rissóis à parte, esta foi a primeira vez que o duque de Bragança foi convidado para estar presente num casamento real, apesar de aparecer sempre de qualquer maneira, desde o quarto casamento do rei da Suazilândia em que faltava um convidado para a empresa de catering fazer um desconto de 20% no preço da boda e o rei das farturas da feira popular tinha outros compromissos.

Um porta-voz do noivo, o príncipe Filipe, tentou serenar os ânimos, referindo que sempre foi prática habitual nos casamentos reais espanhóis pedir aos convidados para trazerem aperitivos variados. No entanto, esse pedido não é endereçado a todos os convidados mas apenas a alguns escolhidos aleatoriamente e sem levar em consideração a sua importância individual no panorama da realeza internacional. Para este casamento, além do pedido a D. Duarte para levar rissóis, o convite enviado ao rajá deposto de Hyderabad, Puram Singh, incluía um pedido de vários quilos de chamussas.

Para o duque, a situação não é tão grave como possa parecer. “Eu, por acaso, sempre gostei muito de rissóis e toda a gente na minha família sempre soube apreciar um bom frito. Já o rei D. Miguel, meu bisavô, comia croquetes pelo menos dia sim, dia não,” recorda.

Em resposta a uma questão colocada por um grupo de monárquicos portugueses, a casa real espanhola esclareceu que, com efeito, ninguém pediu ao príncipe Carlos de Inglaterra para trazer comida até porque este será uma das damas de honor juntamente com o príncipe Alberto do Mónaco, uma função já de si bastante trabalhosa.

Recuar