E-zine satírico sem corantes nem conservantes

Santuário de Fátima abre inscrições para novos videntes

Com a morte de Lúcia, a última sobrevivente dos três pastorinhos de Fátima, o Santuário de Fátima decidiu dar início ao processo de selecção dos novos videntes que darão continuidade ao culto, injectando-lhe sangue novo que permitirá adaptar as aparições ao século XXI. “Os pastorinhos desempenharam um papel inestimável na consolidação de Fátima como local de peregrinação de massas mas estão completamente desenquadrados dos tempos em que vivemos. Se queremos continuar a atrair crentes, precisamos de adaptar o milagre de Fátima à nova realidade,” afirmou o padre Albano Falópio, responsável pelo departamento de marketing e relações públicas do santuário.

Assim, logo que se esteja concluído o período de luto pela morte de Lúcia, espera-se que centenas de candidatos acorram à Cova de Iria para participar nas audições de onde sairão os novos videntes seleccionados por um júri composto pelo bispo de Leiria-Fátima, Dom Serafim Ferreira e Silva, pelo padre José Luís Borga, por Nicolau Breyner e pelo publicitário brasileiro Edson Athayde que avaliarão as competências de cada candidato nas áreas do conhecimento da doutrina cristã, música, teatralidade e capacidade de impingir teorias absurdas às massas, parte essencial da formação de qualquer vidente que se preze.

Ainda não está definido o número de videntes que se procuram mas poderão ser mais de três. De acordo com uma corrente de opinião cada vez mais popular na direcção do santuário, é possível que se opte por escolher videntes representativos de vários sectores da sociedade (um desempregado com depressão crónica que escreve poesia, uma licenciada a trabalhar num hipermercado e com um namorado que lhe bate e a engana, um delinquente juvenil negro de um bairro degradado e um paraplégico com inclinações homossexuais, por exemplo) para assim fidelizar uma parcela maior da população e porque “essa coisa dos pastores já não se usa,” de acordo com o padre Falópio.

O anúncio da abertura de inscrições será em breve divulgado nos jornais, rádios e canais de televisão mas podemos adiantar que se dá preferência a jovens entre os 10 e os 17 anos de ambos os sexos, com saúde periclitante (porque os videntes devem morrer jovens como Jacinta e Francisco), espírito de missão e tendência para alucinações visuais e auditivas. Os interessados deverão enviar a sua candidatura para:

Santuário de Fátima
Alameda das Mamalhudas
2495-138 Amén