Inépcia: s.f. (do latim "ineptia") 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Americanos anunciam que número elevado de sósias permitirá capturar um Saddam por mês até 2005

O administrador americano do Iraque, Paul Bremmer, anunciou que a detenção recente de Saddam Hussein não encerrará os esforços da coligação visto que o número de sósias recrutados ao longo dos anos para substituir o ditador nas mais diversas ocasiões permitirá o anúncio da captura de um Saddam diferente todos os meses até, pelo menos, 2005. "Gostaríamos de dar mais oportunidades ao mundo para repetir a alegria que se seguiu ao anúncio da detenção deste Saddam," afirmou Bremmer.

O reconhecimento da existência de inúmeros sósias de Saddam Hussein no Iraque vem lançar dúvidas sobre a identidade do homem que os americanos capturaram escondido num buraco com longas barbas e cabelo desgrenhado. No entanto, Paul Bremmer não tem dúvidas. "Não tenho dúvidas," afirma. A certeza provém de uma informação recolhida há anos pela CIA e que refere a existência de um sinal de nascença no céu da boca do verdadeiro Saddam, sinal cuja presença foi confirmada pelos médicos do exército americano que examinaram o prisioneiro. Para os que, mesmo assim, não se deixam convencer, Bremmer refere "a experiência de muitos anos do governo dos Estados Unidos em reconhecer um indivíduo entre sósias perfeitos como se pôde confirmar na recente visita de George W. Bush a uma quinta de criação de chimpanzés nos Camarões em que até à primeira dama teve dificuldades para o reconhecer."

Assim, ao longo dos próximos meses, aguarda-se o anúncio de novas detenções de Saddam, e consequentes reacções de líderes políticos da comunidade internacional, esperando-se que haja variedade nos locais em que a captura será feita. "Temos informações de que haverá um Saddam em Bassorá escondido num gavetão, outro em Najaf atrás de um cortinado e pelo menos dois em Bagdad, um dentro de um frasco de maionese e outro debaixo da saia da cantora lírica Montserrat Caballé que está em digressão pelo Médio Oriente," explica o coronel Masterson dos Marines.
Para além dos inúmeros Saddams, existem sósias de outras personalidades célebres à solta pelo Iraque, de acordo com informações recolhidas pela CIA, nomeadamente, 7 sósias de Elvis Presley, quatro de Brigitte Bardot, dois da rainha de Inglaterra e um de José Cid que poderá ou não ser o próprio em busca do protagonismo perdido.

Recuar