Inépcia: s.f. (do latim "ineptia") 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Blog de Souto Moura responsável por fugas ao segredo de justiça

O diário virtual (blog) do procurador-geral da república, José Souto Moura, parece estar na origem das inúmeras fugas ao segredo de justiça no âmbito do processo Casa Pia, o que não deixa de provocar alguma estranheza visto que foi precisamente o procurador um dos que mais apelou ao respeito do segredo essencial ao normal funcionamento da máquina judicial.

Ao que parece, Souto Moura ter-se-á deixado contagiar pela febre dos blogs, não resistindo a criar o seu próprio diário na internet há alguns meses atrás e a que chamou “O Meu Bigode.” Nele, e protegido pelo anonimato, terá dado largas à sua veia literária, escrevendo resumos diários do seu dia-a-dia, completos com pormenores relacionados com o processo mais mediático do momento e um ou outro poema em redondilha dedicado ao peito avantajado da funcionária roliça da pastelaria em que o procurador costuma tomar o pequeno-almoço.

“É perfeitamente compreensível,” considera Pacheco Pereira, futuro santo padroeiro da blogosfera e dos parasitas capilares. “A facilidade que o sistema de construção dos blogs dá ao utilizador uma falsa segurança na matéria,” afirma, olhando com ar lúbrico para uma fotografia de António Barreto em fato de banho.

O procurador escusa-se a confirmar a notícia, não assumindo quaisquer responsabilidades nem sequer a autoria do blog “O Meu Bigode,” referindo que existem outros bigodes em Portugal que podem perfeitamente ser os autores como, por exemplo, António Sala ou o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. No entanto, adianta que “não é por o blog estar assinado com as iniciais PGR, alojado nos servidores da procuradoria, decorado com fotografias do interior da casa-de-banho privativa do meu gabinete e ter um belo e comovente elogio fúnebre do Miquinhas, o meu chinchila de estimação recentemente falecido, que tem necessariamente de ser meu. E, de qualquer forma, aposto que o autor, seja lá ele quem for, nem fez por mal e até sempre acreditou que ninguém lia aquilo.” Entretanto, o Presidente da República, Jorge Sampaio, lançou já um apelo ao “apuramento das responsabilidades de forma séria, serena e rigorosa” no seu blog “Cabeça de Cenoura.”

Recuar