Inépcia: s.f. (do latim "ineptia") 1-Falta de aptidão ou habilidade. 2-Imbecilidade 3-Acto ou dito absurdo.
www.inepcia.com

Governo do Sri Lanka exige técnicos do ICN para lidar com Tigres Tamil

O governo da república asiática do Sri Lanka solicitou a Portugal o envio de técnicos do Instituto da Conservação da Natureza (ICN) para auxiliarem nas conversações de paz com os Tigres Tamil, movimento guerrilheiro que há duas décadas luta pelo estabelecimento de um estado independente no norte da ilha.

As conversações ganharam novo fôlego com a apresentação de um conjunto de propostas dos TLET (Tigres de Libertação do Elaam Tamil) que passa pela instituição de um governo autónomo no território controlado pelo movimento. As propostas são vistas pela comunidade internacional como um sinal precioso da boa vontade dos guerrilheiros em normalizar a situação no país.

No entanto, a desconfiança entre a população cingalesa de religião budista e a minoria tamil hindu leva as autoridades de Colombo, capital da ilha, a procurar salvaguardar os seus interesses com este apelo ao governo português. “O tigre é um animal traiçoeiro,” considera o primeiro-ministro Ramil Wickremasinghe, “E como fomos informados de que Portugal tem técnicos que desenvolveram um método especial para lidar com eles, resolvemos apelar à boa vontade dos nossos amigos portugueses.”

O primeiro-ministro cingalês refere-se ao incidente que envolveu ténicos do ICN enviados aos Açores para apreender felinos mantidos de forma ilegal em casa de um particular e que acabou com a morte de alguns deles, incluindo um tigre. Na altura, os portugueses indignaram-se depois de o incidente ter sido tornado público por uma reportagem da RTP e os técnicos envolvidos foram acusados de incompetência. No entanto, o governo do Sri Lanka ficou positivamente impressionado. “É precisamente esse tipo de resultado que procuramos,” considera o primeiro-ministro.

O ministro do Ambiente, Amílcar Theias, confirmou ter recebido um pedido oficial solicitando o envio de técnicos do ICN e considerou que “é uma prova cabal de que até a incompetência gravosa pode ser positiva.” Colocado perante o facto de os Tigres Tamil do Sri Lanka não serem tigres a sério e de este pedido poder denotar as más intenções do governo daquele país, o ministro pediu para não lhe fazerem perguntas difíceis.

Recuar