E-zine satírico sem corantes nem conservantes

Maços de tabaco serão ilustrados com fotografias de Teresa Guilherme em bikini

O interesse dos governos de todo o mundo em travar o tabagismo parece mais acirrado do que nunca e o governo português não escapa a essa tendência. Depois de, em vários países do mundo, se ter estabelecido a prática de imprimir imagens chocantes de vítimas de doenças provocadas pelo consumo de cigarros nos maços, Portugal prepara-se para levar a medida mais além e substituir as actuais mensagens didácticas por fotografias da popular apresentadora Teresa Guilherme em bikini.

A ideia partiu do barbeiro que, há mais de vinte anos, se ocupa do cabelo do ministro da Saúde, Correia de Campos, e que todos reconhecem ser um homem do seu tempo com ideias muito válidas. "O tabaco é um mal terrível," confidencia o senhor Alfredo Lopes, "e não é com mensagens inocentes ou imagens de pulmões enegrecidos que vamos conseguir acabar com ele."

Assim, depois de feita a sugestão ao cliente ministro, o Ministério da Saúde está a ultimar uma directiva que obrigará os fabricantes e distribuidores de cigarros a imprimir nos maços imagens consideradas de forma unânime como verdadeiramente chocantes e perturbadoras retiradas de álbuns de férias que Teresa Guilherme depositou há anos num aterro sanitário preparado para lidar com resíduos perigosos para evitar mais mortes ou lesões graves entre os amigos que os folheavam por acidente.

Espera-se que a medida tenha efeitos a curto prazo e que o número de fumadores diminua de forma significativa nos primeiros seis meses após a implementação. Quanto à reacção da própria Teresa Guilherme, Correia de Campos explica que a apresentadora foi amistosa e mostrou vontade de colaborar. "Acho que encarou isto como um elogio aos seus atributos físicos... ninguém teve coragem de lhe explicar," disse.

Se, mesmo assim, os resultados não forem significativos, existe a possibilidade de os maços de tabaco começarem a ser ilustrados com fotografias de Teresa Guilherme sem bikini tiradas numas férias na colónia nudista do Meco. O mecanismo que permitirá reproduzir gravações com a voz da apresentadora de cada vez que o maço for aberto ainda está em estudo.

www.inepcia.com