E-zine satírico sem corantes nem conservantes

Alma Mater

Universidade Inepta – Ensino superior ao alcance de qualquer um

Vivemos numa época em que, cada vez mais, a formação académica é essencial não tanto para quem queira ser alguém mas para quem queira parecer alguém. E, apesar da facilidade relativa em conseguir um curso superior nos dias que correm, continuam a ser comuns os casos de pessoas que não têm tempo, dinheiro, paciência ou disposição para tirar o canudo. Se é essa a sua situação, não desespere. É possível livrar-se do estigma de não poder anexar um título académico ao seu nome próprio de forma rápida, simples e praticamente legítima.

Chegou a Universidade Inepta, estabelecimento de ensino superior patrocinado pelo Ministério da Educação e Epidemias Incuráveis da república africana do Djibuti e com competências educativas reconhecidas em 12 países em vias de desenvolvimento, semi-reconhecidas noutros 5 e com mais de 20 estados adicionais que se estão completamente nas tintas. Em Portugal, o reconhecimento está a ser negociado dentro dos limites do concelho de Felgueiras, faltando apenas alguns milhares de euros para alcançar um consenso.

O que torna a Universidade Inepta única no panorama educativo internacional é o facto de apenas disponibilizar uma licenciatura, a primeira licenciatura genérica em todo mundo que permitirá ao licenciado adoptar o título académico da sua preferência (mesmo não sendo reconhecido de forma unânime, ninguém se atreverá a negá-lo, de acordo com o dito popular que diz que “uma vez doutor/engenheiro/arquitecto, sempre doutor/engenheiro/arquitecto” e que é tão válido no Djibuti como em Alijó).

A licenciatura em Teoria e Técnica da História dos Estudos Prático-Académicos (TTHEPA) tem a duração de apenas um ano, com a avaliação a fazer-se exclusivamente através de mensagem SMS semestral, enviada pelo professor ou por um amigo próximo ou vizinho, e com extensa bibliografia sobre cada uma das cadeiras na forma de panfletos profusamente ilustrados.

Programa curricular


1º Semestre


Crioulo Técnico
Engenharia, Matemática e Outras Coisas Complicadas
Filosofia do Compadrio
História das Aparências
Laboratório Prático de Nós de Gravata I
Reconhecimento e Aplicação da Corrupção
Literatura (vertente Não Ler Mas Fingir Que Se Leu)

2º Semestre

Laboratório Prático de Nós de Gravata II
Etiqueta da Corrupção
Análise Comparativa das Análises Comparativas
Búlgaro Técnico
Metodologia Cientifica do Facilitismo
Expressão Dramática (vertente Competência Simulada)
Informática Avançada – Do botão On/Off aos i-meyls


Pós-graduações disponíveis em Troca de Sexo por Avanços na Carreira e Engenharia Electrotécnica. As teses deverão versar obrigatoriamente sobre o tema “Produtividade-Ficção ou Disparate?”.


Inscrições abertas para o ano lectivo de 2007/2008. Propina pagável em favores e pastelaria variada.

www.inepcia.com